Durante os três dias, foram realizadas duas atividades dentro do tema macro que foi o Congresso Catarinense de Turismo Religioso. Na sexta-feira a pauta do congresso compreendeu especificamente o turismo religioso e no sábado, abordou o tema: fitoterápicos e tratamentos naturais.
Luciana Vargas, 36 anos, de Balneário Camboriú, soube do evento pelo site do ministério do turismo e esteve em Nova Trento, especialmente para participar do congresso, que abordou o tema fitoterápicos. “Tenho muito interesse no tema e como eu tinha disponibilidade para vir, decidi participar. Foi excelente e agora quero me aprofundar no assunto”.
Para a diretora geral do Santuário Santa Paulina, Ir. Anna Tomelin, a 1ª Vitrine Religiosa e o Congresso, foi uma partilha de saberes, uma amostra do potencial de muitas pessoas que mostraram seus produtos, com o objetivo de visualizar a diversidade de produções, vinculados ao turismo religioso. “Foi uma importante divulgação deste espaço sagrado, com a presença das cidades com destinos turísticos e santuários religiosos, locais de fortalecimento da fé das pessoas que buscam força para as suas necessidades materiais e espirituais”.