Durante a missa das 10 horas, todas as congregações religiosas trouxeram seus estandartes, marcando presença na celebração. As jovens que se preparam para ser religiosas da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, fundada por Santa Paulina, também participaram da missa, juntamente com Irmã Maria Lúcia, que representou Nossa Senhora. Para Irmã Teresa Nascimento, o dia de comemorar a Vida Religiosa Consagrada também foi oportunidade de fortalecer a união e a articulação entre religiosos e religiosas de diversas congregações, ordens e institutos de vida consagrada.
Tendas vocacionais orientam e divulgam
O Pontifício Instituto das Missões Exteriores (PIME) marcou presença neste domingo (19), no Santuário Santa Paulina, durante todo o dia, assim como as demais congregações religiosas. Este instituto masculino está presente em 18 Estados, além da Itália e outros países da África e Índia. Eles se constituem como Sociedade de Vida Apostólica e fazem um processo de formação, que passa pelas etapas de Filosofia, Teologia, Estágio Missionário. No Santuário, os estudantes atenderam a todos os devotos, divulgando suas propostas vocacionais.
Maicon Sérgio Batista Ferreira, da Diocese de Santo Amaro (SP) acolhia a todos com um sorriso. Ele conta que decidiu ingressar na Vida Religiosa ao perceber a falta de padres nas missões da África. “Venho de uma diocese que tem 102 paróquias e 150 padres. E eu recebia muitas cartas de missões da África que não tinham padres. Esta é a possibilidade de fazer a diferença na vida das pessoas. Mais de 2/3 da humanidade ainda não conhece Jesus”, justifica Maicon, que em breve atuará como padre.
Próximo de sua tenda estava a Congregação das Irmãzinhas dos Anciãos Desamparados. Com sede oficial na Espanha, no Brasil possuem cinco casas, sendo a mais antiga em Ourinhos (SP). Esta está presente em 19 países, com 206 casas. As Irmãs desta entidade atendem especialmente idosos, tendo asilos dedicados à comunidade. No Santuário Santa Paulina, as Irmãs Alba, Flávia e Cristiane propagavam a missão, cuja padroeira é Santa Teresa de Jesus Jornet Ibars – padroeira dos velhinhos.
Além destas duas congregações participaram das tendas vocacionais: a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, fundada por Santa Paulina, o Instituto dos Irmãos Maristas das Escolas, grupo Fraternidade Esperança, Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, o Clero da Arquidiocese de Florianópolis, Companhia de Jesus e o Instituto Secular Santa Paulina.
O Pontifício Instituto das Missões Exteriores presente na Tenda Vocacional deste domingo (19)
Representantes da Congregação das Irmãzinhas dos Anciãos Desamparados
Na procissão da palavra, jovens que se preparam para ser religiosas, junto com Nossa Senhora.