O Arquiteto e Urbanista Chirochi Shimizu, um dos arquitetos do projeto do Santuário Santa Paulina, faleceu no último sábado, dia 29 de agosto, na cidade de Duartina/SP. Chirochi construiu sua carreira na cidade de Blumenau. Foi um dos sócios responsáveis pelo escritório Herwig Shimizu Arquitetos, empresa responsável pelo desenvolvimento do projeto do Santuário.
As Irmãzinhas, os Padres e colaboradores do Santuário lamentam e enviam suas condolências a toda família. “O Santuário é uma linda obra dedicada a nossa querida Santa Paulina, um projeto divino! Agradecemos e homenageamos Chirochi Shimuzi, por colaborar com a Congregação para esta linda obra de Evangelização. A toda a família, nossos sinceros sentimentos e condolências”, destaca Irmã Helena Rosa, diretora do Santuário Santa Paulina.
Recentemente, a obra do Santuário, também idealizada por Chirochi foi inspiração para um dos croquis premiados no 1º Concurso de Fotografias e Croquis promovido pelo CAU/SC (Conselho de Arquitetura e Urbanismo).
O arquiteto Paulo Herwig, também um dos responsáveis pelo projeto do Santuário, destaca o quão importante Chirochi foi para o projeto: “Os detalhes que ele criava serviam por completo e eram aplicados. A gente percebia a viabilização e construção. Tudo isso que vemos no Santuário Santa Paulina foi idealizado por ele. Então, o projeto do Santuário com essas características todas nasceram sem muita necessidade de alterações e ajustes. Realmente foi uma pessoa de muita bondade, de muita calma e competência. Ele e meu pai construíram uma relação de Amizade ao longo de 55 anos.”.