Uma Campanha da Fraternidade à Luz do Olhar, Sentir e o Cuidado de Jesus

Querido irmão, querida irmã, devoto e devota de Santa Paulina, nessa quarta-feira de Cinzas iniciamos o Tempo Quaresmal. Somos chamados à penitência e Conversão. Um Tempo propício para fazermos Memória da Vida, ensinamentos, sofrimentos, morte de Jesus de Nazaré como também a sua Ressurreição e Presença no meio de nós!

Nesse dia, em toda a Igreja do Brasil temos a Abertura da Campanha da Fraternidade. Cada ano, um tema e um lema relacionado a alguma situação específica da realidade, iluminada pela Palavra de Deus. Nesse ano o Tema é:

Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso, e o lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”, a Campanha da Fraternidade desse ano de 2020 consiste num forte apelo à uma reflexão de nossa vivência cristã e a examinar nosso “olhar, sentir e agir” à luz da mística do Bom Samaritano que representa o próprio Jesus.

Viu

A primeira parte do texto base é uma leitura da realidade que nos faz mergulhar na profundidade do “Olhar” de Jesus. Um olhar sempre atento a tudo e a todos. Especialmente aos caídos, doentes, marginalizados, abandonados e sofridos, de seu e de nosso tempo. Seu olhar era tão verdadeiro, cheio de empatia, amor e paixão pelo ser humano que o fazia interromper viagens e caminhadas missionárias.

O olhar de Jesus sempre foi libertador e transformador.

Sentiu compaixão

O olhar de Jesus despertava, em seu íntimo, a mais profunda compaixão. A parábola do Bom Samaritano fala Dele próprio. Todos os sentimentos daquele samaritano que “viu, sentiu compaixão e cuidou do homem ferido”, são de Jesus, incapaz de se sentir frio, indiferente à dor humana, seja qual e como for. Os sentimentos de compaixão em Jesus levam-no a atitudes revolucionárias. Ultrapassam leis e normas estabelecidas.

Cuidou

Jesus, em toda sua vida agiu com o mais extremo cuidado. Seu agir, nos mínimos gestos eram impactantes e transformadores. Os Evangelhos nos revelam a sua face e sua atitude sempre amorosa com relação aos que Dele se aproximavam.

A Campanha da Fraternidade nos convida a lançar o nosso “olhar” a nossa volta e estendê-lo até os mais distantes horizontes de nosso mundo. E deixar que em nosso coração aflore os sentimentos vindos do coração misericordioso de Jesus. Assim, nosso agir será semelhante ao Dele, junto aos que sofrem, aos “caídos” de nosso país, de nosso mundo, aos que foram “assaltados” de sua dignidade, liberdade e os direitos básicos que toda pessoa necessita.

Santa Paulina vivenciou a mística de Jesus no seu olhar, sentir e cuidar. Que ela inspire a todos nós! Sejamos cuidadores/as da vida!

O Santuário Santa Paulina está em profunda comunhão com a Igreja, com o Papa, com a CNBB e abraça essa causa do cuidado, que é a de Jesus!

Boa quaresma para você! Que essa Campanha da Fraternidade enriqueça a todos nós e nos ensine a olhar a realidade, sentir compaixão dos que estão “caídos” às margens das estradas pelo sofrimento, e que sejamos pessoas da misericórdia e do cuidado. Nosso abraço.

Irmã Luzia Cândido dos Santos

Irmãzinha da Imaculada Conceição