O objetivo da visita foi conhecer o complexo do Santuário e a cidade de Nova Trento, a fim de compreender o funcionamento e tentar replicar ideias e estratégias à realidade do Santuário Santa Rita de Cássia e também para a cidade de Lunardelli no Paraná.
Os visitantes foram acolhidos pela diretora do Santuário, Ir. Anna Tomelin, que durante toda a manhã, apresentou alguns, dos mais de 30, pontos de visitação do complexo do Santuário, entre eles: Capela Nossa Senhora de Lourdes, Capela da Congregação, Casebre, Cenário Vivo, Colina Madre Paulina e Templo. O trajeto nos pontos possibilitou conhecer um pouco mais sobre Santa Paulina e sua história.
Francisco Aparecido Izidoro, 44, secretário de turismo da cidade de Lunardelli, ressalta a importância da vinda a Nova Trento. “Está sendo muito importante esta experiência, principalmente de visitar o comércio, vinícolas, cervejarias, conservas e também conhecer mais a parte religiosa do Santuário” afirmou o secretário.
Selma Elianete Ferreira, comerciante em Lunardelli, explica que ficou encantada pois havia muito tempo que não realizava uma visita ao complexo no Santuário, “Estive aqui em 2001, mudou muito! Não tinha a construção do Templo, apenas o terreno. Mas a fé e a espiritualidade continuam as mesmas!” contou a comerciante sobre o seu retorno.
O grupo saiu do Paraná na noite da quarta-feira e chegou em Vígolo na manhã de quinta-feira, 23, onde ficaram hospedados no Hotel do Santuário. O retorno aconteceu no final da sexta-feira, levando na bagagem, conhecimento e experiências sobre o turismo religioso.