Vocação: qual a sua?

No mês de agosto a Igreja celebra as vocações. Vocação não é apenas tornar-se sacerdote ou ser uma religiosa consagrada. Todos nós, cristãos, somos chamados a servir o reino de Deus de diferentes formas, seja como Cristão leigo, como Sacerdote, no Matrimônio ou como consagrado e consagrada à vida religiosa.

O chamado de Jesus está presente em vários Evangelhos, como o de Lucas, no qual Ele demonstra a Pesca Milagrosa e determina que seus discípulos sejam pescadores de Homens. “Certo dia Jesus estava perto do lago de Genesaré, e uma multidão o comprimia de todos os lados para ouvir a palavra de Deus. Viu à beira do lago dois barcos, deixados ali pelos pescadores, que estavam lavando as suas redes. Entrou num dos barcos, o que pertencia a Simão, e pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia. Então sentou-se, e do barco ensinava o povo. Tendo acabado de falar, disse a Simão: “Vá para onde as águas são mais fundas”, e a todos: “Lancem as redes para a pesca”. Simão respondeu: “Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes”. Quando o fizeram, pegaram tal quantidade de peixe que as redes começaram a rasgar-se. Então fizeram sinais a seus companheiros no outro barco, para que viessem ajudá-lo; e eles vieram e encheram ambos os barcos, a ponto de quase começarem a afundar. Quando Simão Pedro viu isso, prostrou-se aos pés de Jesus e disse: “Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador! ” Pois ele e todos os seus companheiros estavam perplexos com a pesca que haviam feito, como também Tiago e João, os filhos de Zebedeu, sócios de Simão. Então Jesus disse a Simão: “Não tenha medo; de agora em diante você será pescador de homens”. Eles então arrastaram seus barcos para a praia, deixaram tudo e o seguiram. (Lucas 5:11).

Esse é o convite que Jesus continua fazendo a todos nós! O Santuário, dedicado a nossa querida Santa Paulina, é lugar de vocação e serviço aos Irmãos e Irmãs, ao exemplo de Santa Paulina, que foi vocacionada e dedicou sua vida a Igreja. As Irmãzinha, Padres e colaboradores, diariamente, entregam seus dons ao serviço da Igreja. Cada qual com sua vocação, mas com um único intuito, louvar e agradecer a Deus com intercessão de Santa Paulina! Para ajudar você a conhecer as vocações na Igreja e decidir qual você deseja seguir, preparamos alguns depoimentos com as vocações aqui no Santuário:

VOCAÇÃO SACERDOTAL

“Até 1971, nunca tinha pensado na possibilidade de me tornar Padre, mas no dia 6 de agosto de 1971, quando eu entrei na Igreja de Redenção da Serra, em São Paulo, no momento em que participava da missa, me impressionei com os Padres do Sagrado Coração de Jesus, e era a primeira vez que eles estavam lá. Foi após uma aula de física, com a Professora Zeni Saad, mais ou menos 7h40, e ao retornar para o colégio, nem me recordo quais aulas tiveram, pois apenas tinha muito fixo o que tinha presenciado naquela celebração.

Após ordenado como Padre, há 37 anos, trabalhei 33 anos com formação em diversas etapas dos religiosos do Sagrado Coração de Jesus, deste tempo de trabalho, mais ou menos 130 padres e religiosos chegaram a concluir a formação, passando pelos meus cuidados. Sempre foi um desafio, mas ao mesmo tempo, me impressionava o encantamento desses jovens, buscando um ideal e nessa busca, alimentava também o ideal que Deus tinha me concedido, por isso trabalhar com a formação é reativar a própria vocação, pois se não estou bem com a vocação que Deus me deu, como vou transmitir esse entusiasmo a esses que estão chegando?”

VOCAÇÃO RELIGIOSA CONSAGRADA

“Quando se fala na questão da vocação, penso que para todas as pessoas o processo é o mesmo. Eu costumo compará-la com uma imagem de um quebra-cabeça, nós não entendemos e as coisas vão acontecendo! No início nem escutei a palavra vocação, mas sim Freira, pela minha tia avó, quando eu tinha apenas 10 anos, e ela me disse: ´Só vou morrer quando essa menina ser Freira’. Questionei minha avó o que era ser Freira e ela me explicou direitinho. E assim foi caminhando. Na minha adolescência vieram várias afirmações que deveria seguir a vida religiosa consagrada. Até que um dia eu conheci as Irmãzinhas da Imaculada Conceição, que moravam na minha cidade. Nisso fui convidada para ser catequista, e ali que tive o contato direto com as Irmãs e essa convivência me proporcionou em conhecer o carisma e missão da Congregação. Cada dia que passava eu me encantava mais, e eu não contava para ninguém, até que um dia isso foi muito forte.

VOCAÇÃO LEIGA

“Já trabalho há 13 anos no Santuário, e recebi o convite para servir com Ministra da Eucaristia após dois anos. Sempre tive esse desejo de ajudar a Igreja, então fiz o curso. São 10 anos servindo, é sempre uma alegria participar das missas, ajudar na Sacristia e na Liturgia. Tenho uma gratidão muito grande às Irmãzinhas, por terem me proporcionado a alegria e o convite, e servir aos fiéis, o povo de Deus, que vem ao Santuário, me revigora na caminhada”

VOCAÇÃO MATRIMONIAL

A vocação matrimonial é um chamado de Deus para ter uma vida feliz a dois e o desejo de chegar juntos ao Céu. No Santuário Santa Paulina, o casal Gentil Cipriani e Lurdes Cipriani aprenderam esta vivência religiosa no sacramento construtivo da família e na partilha do trabalho. Com 36 anos de casados e 25 de Santuário, o casal cresce na fé e na vida em comunidade. “Companheirismo e partilha é a essência para um casamento duradouro”, conta Gentil Cipriani. “Essa vivência religiosa nos ensinou a partilhar, ajudar e contribuir um com o outro, em doação ao trabalho aqui no Santuário”, acrescentou sua esposa Lurdes”