Acesse o Portal CIIC

Você conhece a origem do presépio?

O termo presépio significa estrebaria ou curral. Deve ser montado no 1º domingo do Advento e desmontado no dia 6 de janeiro, dia da Solenidade da Epifania do Senhor, também conhecida como dia de Reis.  A presença do Menino Jesus no estábulo demonstra a grandeza de Deus, representada na fragilidade de uma criança.

O primeiro presépio foi criado por São Francisco de Assis em 1223, na pequena cidade de Greccio, no centro-sul da Itália. Francisco montou o presépio com intuito de explicar aos camponeses, de um modo mais didático, o mistério do nascimento de Jesus. Desde então, o povo de Greccio montava todos os anos o “presépio de São Francisco”.

Essa tradição se espalhou por todo o mundo. Em Nova Trento, chegou em 1875, pelos imigrantes do Tirol. Com a chegada do tempo do Advento, é comum na cidade as famílias reservarem um local da casa para a confecção do presépio. Até hoje as famílias mantêm o hábito de rezar ao redor dos presépios.

No Santuário, todo ano, é montado o presépio ecológico, com plantas, areia, cascalho e madeira reaproveitada. A decoração natural traz à memória o primeiro presépio que Santa Paulina montou em 1890. Ela vivenciava cada momento do mistério do amor de um Deus que se encarna, assume a nossa natureza humana.

Você pode visitar o presépio de Santa Paulina, de quarta a domingo, na Casa das Graças e o presépio ecológico, até o dia 06/01/2023, de segunda a domingo, em frente do Santuário.