Acesse o Portal CIIC

Você já se perguntou: como devo me vestir para ir à missa?

Você já se perguntou: como devo me vestir para ir à missa?

Você já se perguntou: como devo me vestir para ir à missa? Tem algum protocolo específico para receber o Sacramento da Eucaristia? Separamos algumas dicas para te ajudar nesse encontro especial com o Senhor.

Ocasiões importantes possuem um protocolo, até mesmo na forma de se vestir. Digamos que irá para uma entrevista de emprego. Como você se apresentaria? Responda com sinceridade: você iria de qualquer jeito? Em outra circunstância, te convidam para jantar com uma pessoa muito importante, certamente, você se preocupa com o cabelo, o sapato, os acessórios, enfim, com um conjunto de detalhes. Todo esse cuidado reflete o zelo que se tem pela ocasião.

Ir à Missa também é um evento importante, é um encontro com Deus. Estamos indo para a Casa d’Ele. O ato de estar bem vestida/o, segundo Clara Santos, consultora de imagem e estilo, nos ajuda a valorizar o sagrado. “A forma como você se veste consegue mandar uma mensagem para o seu coração. É como se fosse uma via de mão dupla. Eu me visto bem para a Missa, porque, eu sei que a Missa é importante e, quando eu me vejo arrumada/o, eu me lembro da dignidade da ocasião em que eu estou”.

Lembrando que a roupa deve conter um comprimento e manga respeitosos, mas o interior também deve estar apropriado. O Papa Francisco recorda, “somos nós a nos mover em procissão para fazer a Comunhão”. Na realidade é Cristo que vem em nosso encontro para assemelharmo-nos a Ele. Há um encontro com Jesus! Nutrir-se da Eucaristia significa deixar-se transformar enquanto recebemos”.