Missa do Crisma é celebrada no Santuário Santa Paulina

A Missa do Crisma, que é celebrada na Quinta-feira Santa, deu início as celebrações da Semana Santa na Arquidiocese de Florianópolis. A celebração aconteceu no dia 01 de abril, no Santuário Santa Paulina, em Nova Trento. Nesta celebração ocorre a bênção dos Santos Óleos, que são usados ao longo do ano nos ritos dos sacramentos da Igreja. São abençoados os óleos dos catecúmenos, dos enfermos e o óleo do crisma. Esta missa também celebra a instituição do sacerdócio e por isso os presbíteros fizeram a renovação dos seus votos sacerdotais diante do Arcebispo.

Em decorrência da continuidade no aumento de casos de Covid-19 a Missa do Crisma foi restrita a padres e diáconos. A celebração foi presidida por Dom Vito Schlickmann Roetger, Bispo Emérito, que representou o Arcebispo Metropolitano, Dom Wilson Tadeu Jönck que fez recentemente uma cirurgia no joelho, o que o privava de permanecer de pé durante toda a celebração. A missa foi acompanhada por cerca de 130 padres e 24 diáconos.

Mesmo com as limitações impostas pela cirurgia Dom Wilson fez a homilia e realizou a bênção dos óleos. Após saudar os presentes e aqueles que estavam acompanhando a celebração através das redes sociais da Arquidiocese, Dom Wilson explicou que estava tudo bem com a sua saúde e que por recomendação médica ele não poderia presidir toda a celebração, mas seu coração estava muito contente em poder estar participando de uma celebração tão importante para o clero.

Dando continuidade à sua homilia Dom Wilson convidou os presbíteros a refletirem sobre o dia a dia de um padre. Ele alertou que é preciso tomar cuidado com as atitudes automáticas que podem surgir por causa da rotina, mas é preciso fugir dessas ocasiões e sempre procurar reconhecer a Cristo em toda e qualquer situação. “O sacerdote não pode ficar bitolado a um modo repetição, se algumas coisas não podem ser feitas do modo tradicional façamos de outra maneira. Precisamos ser este sinal de Cristo nesse tempo de limitações e proibições. Não devemos suscitar em nós a revolta, mas devemos nos desafiar alegremente para descobrir novos caminhos. É dessa forma que somos convidados a exercer o sacerdócio durante este tempo, com criatividade” acrescentou.

Dom Wilson finalizou sua homilia dizendo a cada padre e diácono que “Deus conta conosco para exercer a sua obra e pregar o seu evangelho com muita alegria e entusiasmo. Somos chamados a levar a Boa Nova através do nosso testemunho”.

A realização da transmissão da Missa do Crisma nas redes sociais foi uma parceria entre a Equipe de Comunicação Arquidiocesana e a Equipe de Marketing do Santuário Santa Paulina e foi acompanhada por quase 11 mil fiéis, e retransmitida por cerca de 45 páginas de paróquias no Facebook. Após a celebração também aconteceu a distribuição dos Santos Óleos para as paróquias da Arquidiocese.

Texto: Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Florianópolis

Acompanhe a Missa do Crisma em nosso canal do Youtube!