A manhã desta quinta-feira foi marcada por um momento de intensa espiritualidade e fraternidade no Santuário Santa Paulina. Em um gesto de profunda fé e renovação, as Irmãzinhas da Coordenação Geral e das Provinciais da Congregação realizaram uma emocionante caminhada até o Santuário Santa Paulina, celebrando o Ano Jubilar e a devoção à sua fundadora.
Vocação e Família na Casa Paterna
A peregrinação fez uma parada significativa na Casa Paterna, local de grande valor histórico e espiritual, onde Santa Paulina iniciou sua obra. Neste ponto, a Irmã Edenir fez um importante resgate da história, recordando a centralidade da família na vocação e na vida diária de cada religiosa.
“A família é o primeiro celeiro da fé e da vocação. Recordar a Casa Paterna é revigorar nosso compromisso com a origem de nosso carisma e com todas as famílias que nos confiam suas filhas”, destacou a Irmã Edenir.
Ao longo do percurso, cada Irmãzinha, em seu momento particular de reflexão, fez um pedido de renovação para os próximos anos de missão da Congregação, buscando força e inspiração no exemplo de Amábile Lúcia Visintainer.
Pedido e Gratidão na Escadaria
Ao chegarem à escadaria que conduz ao Santuário, um dos pontos altos da caminhada, a Irmã Andrea motivou as Irmãzinhas a um profundo exercício de memória e gratidão. Ela pediu que as religiosas lembrassem com carinho e oração os peregrinos que sobem os degraus de joelhos, em um gesto de fé e cumprimento de promessas por graças alcançadas. Um momento que reforça a sensibilidade da Congregação para com a devoção popular.
Missa de Renovação no Santuário
A Caminhada Peregrina finalizou com a participação de todas as religiosas na Missa das 10h, celebrada no Santuário. A Eucaristia, ponto central da fé católica, serviu como um momento solene de agradecimento para as Irmãzinhas que, de Nova Trento, levam o carisma de Santa Paulina para o Brasil e o mundo.
A peregrinação, que une as coordenações das províncias Nossa Senhora de Lourdes e Aparecida, reforça o espírito de unidade e o compromisso da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição em seguir os passos de sua fundadora, sendo “peregrinas da esperança” neste Ano Jubilar.
Sentido do Encontro e da Caminhada: “Caminhando Juntas de Forma Sinodal”
O encontro, que motivou a peregrinação, reúne a Coordenação Geral, as coordenações das províncias Nossa Senhora de Lourdes e Nossa Senhora Aparecida, além de irmãs da equipe ampliada e do Conselho Fiscal e Administrativo, no CEIC Pousada e Eventos até o próximo domingo. O principal objetivo é a avaliação, retomada e projeção dos próximos passos da Congregação, especialmente neste ano capitular, com foco nas decisões para os Capítulos Geral e Provincial.
Em depoimento, a Irmã Rosane Lundin destacou a importância do momento e o sentido da peregrinação:
“A importância de estarmos reunidas é fazermos uma avaliação, uma retomada e a projeção para os próximos passos, especialmente neste ano capitular é de caminharmos juntas, pensarmos juntas, projetarmos juntas os passos de toda a Congregação. Este é o grande sentido. E hoje, este peregrinar de Nova Trento ao Santuário, entrando em comunhão neste ano jubilar que somos convidadas a sermos peregrinas da esperança. E como nos convida a CRB Nacional, sentinelas de esperança em tempos de travessia. O grande sentido é caminharmos juntas de forma sinodal, tomando as grandes decisões e diretrizes da congregação.”
A reunião conta ainda com a participação online da coordenação da Regional Virgem de Guadalupe, reforçando a abrangência da Congregação.