Na manhã deste sábado, 24 de maio, o Santuário Santa Paulina foi local de um momento histórico para os peregrinos e amantes do ciclismo: a inauguração do Ramal do Padre Léo. Este novo trajeto, carinhosamente nomeado em homenagem ao sacerdote do Sagrado Coração de Jesus, conecta o Santuário Santa Paulina, em Nova Trento, à comunidade Bethânia, em São João Batista, estendendo-se até o Santuário do Louvor, em Ituporanga-SC.
A jornada de fé e pedalada teve início às 5h30 da manhã, com uma emocionante missa de envio na Paróquia São Virgílio. Um grupo especial, os “bicicrinos” – uma junção carinhosa de ciclistas e peregrinos –, participou ativamente da celebração para a pedalada inaugural.
Após a missa, o grupo seguiu para o Santuário Santa Paulina, onde um gesto simbólico marcou a data: o plantio de duas árvores. As mudas, que agora enfeitam o espaço sagrado, foram batizadas de Árvore Ramal Padre Léo e Árvore Bicicrinos, representando a união entre fé, natureza e o esforço desses peregrinos sobre duas rodas.
Adriana, coordenadora do grupo, expressou a alegria em participar da inauguração. Segundo ela, o convite para o evento foi recebido com entusiasmo, já que o grupo possui uma longa história de pedaladas entre o Santuário Santa Paulina e o Santuário do Louvor em Ituporanga.
A importância do novo ramal foi destacada por Roberto Carlos e Douglas, diretores do Caminho do Louvor, que também estiveram presentes na inauguração. “Sendo o Caminho do Louvor um caminho peregrino, nós temos uma riqueza e uma proximidade com a comunidade Bethânia. É mais um propósito de evangelização e de se abrir às experiências que encontramos no caminho”, afirmaram, ressaltando o valor espiritual e comunitário do trajeto.
Antes de iniciarem a pedalada, os bicicrinos foram acolhidos pela Irmã Egnalda, Irmãzinha da Imaculada Conceição, que ofereceu uma bênção especial ao grupo, fortalecendo a fé e o espírito de cada participante para o percurso que se iniciava.
O Ramal do Padre Léo promete ser mais do que um caminho para ciclistas; ele se estabelece como uma nova rota de peregrinação, conectando pontos de fé e proporcionando uma experiência única de devoção e contato com a natureza. O Santuário Santa Paulina celebra mais esta iniciativa que engrandece a espiritualidade e promove o encontro com o sagrado.