Em um clima de profunda gratidão e espiritualidade, o Santuário Santa Paulina, localizado em Nova Trento (SC), celebrou o marco histórico de seus 20 anos de dedicação. A celebração, realizada neste sábado (24), reuniu milhares de devotos, autoridades e membros da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição para homenagear o legado da primeira santa do Brasil e as duas décadas de portas abertas deste templo que se tornou um dos maiores centros de peregrinação do país.
Uma Tenda de Acolhida e Escuta
A celebração foi presidida por Dom Onésimo Alberton, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Florianópolis. Em sua homilia, o bispo destacou o papel fundamental do Santuário como um refúgio para os aflitos e um espaço de encontro com o divino.
“Celebrar 20 anos de ação de graças é trazer dentro do coração o reconhecimento. A gratidão verdadeira começa com o ato de reconhecer a providência e o cuidado de Deus através deste lugar”, afirmou Dom Onésimo.
Ele reforçou que o Santuário é mais do que uma obra arquitetônica: “Seja este lugar um lugar de graças e de bênçãos. Aqui as pessoas encontram leveza para retornar para a missão com o coração curado e transformado”.
O Legado de Santa Paulina e o Futuro
A Superiora Geral das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, Irmã Rosane Lundin, trouxe uma mensagem de continuidade e fidelidade ao carisma da fundadora. Ela relembrou a trajetória desde a pedra fundamental e a simbologia do templo, inspirado no tema deste ano: “Santuário: tenda de acolhida e escuta”.
“Este espaço sagrado nasceu para acolher os peregrinos e representa a vida, a obra e o legado da primeira santa do Brasil”, pontuou Irmã Rosane.
Fazendo referência ao lema festivo, ela acrescentou: “O lema ‘passo a passo, sempre em frente’ nos convida a continuar nossa trajetória como peregrinos, alargando o espaço da tenda sagrada para acolher o povo de Deus”.
Presença de Autoridades e Missionários
O evento contou com a presença marcante de pessoas que fizeram e fazem parte da história do Santuário, incluindo os ex-reitores, arquitetos, pedreiros, colaboradores, voluntários, FAMAPA, Família dos Missionários e representantes do Caminho do Louvor e Amabilíssimo. Autoridades civis também prestigiaram a celebração, como o prefeito de Nova Trento, Maximiliano de Oliveira (Max), e o vice-prefeito Laerci, representando a importância do Santuário para o turismo religioso e o desenvolvimento da região. Um momento de grande emoção foi a presença de Dona Eluía, a primeira miraculada de Santa Paulina, que participou das homenagens no momento com Santa Paulina.
Cultura e Celebração Festiva
Para coroar a celebração, o aspecto cultural e as raízes trentinas da região foram celebrados com a apresentação da Banda Folk Sanvigili, de Nova Trento. O grupo animou os fiéis ao final da cerimônia, trazendo um tom festivo e tradicional ao encerramento das atividades na saída do Santuário.
A celebração de 20 anos reafirma o Santuário Santa Paulina como um “chão de terra santa”, onde a fé e a solidariedade se encontram sob a intercessão daquela que ensinou que se deve “confiai em Deus e em Maria Imaculada”.
Acompanhe a celebração completa no canal do YouTube do Santuário